Cuidados com a pele e colágeno: sua pele realmente absorve colágeno?
Você já ouviu falar que, com o envelhecimento, sua pele perde a capacidade de sintetizar colágeno e se torna menos elástica? Isso levou a indústria cosmética a vender produtos contendo colágeno, como cremes, máscaras e essências.
Mas esses produtos realmente deixam nossa pele mais elástica?
Pele = colchão
Imagine sua pele como uma cama.
A camada externa, ou epiderme , é como uma capa de colchão, e as molas internas são como colágeno .
Depois que o colchão perde a elasticidade, será que adianta colocar molas novas por cima da capa?
Provavelmente não. As novas molas não serão incorporadas ao colchão e ficarão simplesmente em cima da cama. Da mesma forma, aplicar colágeno na pele não a tornará elástica novamente.
Um colchão de cama afundado e molas
Nossa pele é projetada para atuar como uma barreira.
Ele simplesmente não absorve tudo o que aplicamos. Se tivéssemos absorvido tudo, bactérias nocivas teriam facilmente invadido nossos corpos e causado danos à nossa saúde.
Os ingredientes que podem atravessar a barreira da pele são determinados por regras rígidas.
Colágeno que não é absorvido pela pele
O que é a Lei dos 500 Daltons?
Dalton é uma unidade de medida para o peso molecular de pequenas substâncias, especialmente ingredientes cosméticos. De acordo com a “Regra dos 500 Daltons” substâncias maiores que 500 Daltons não podem penetrar na pele.
O colágeno, neste contexto, é uma substância enorme, pesando aproximadamente 300.000 daltons! Mesmo que o colágeno seja decomposto, ele atinge apenas cerca de 5.000 daltons.
Ainda é muito grande para ser absorvido pela pele. Então, embora você possa sentir sua pele ficando mais lisa ao usar creme de colágeno, isso é apenas hidratação de outros ingredientes. O colágeno propriamente dito fica apenas na superfície da pele.
Mas acho que é uma coisa boa que o colágeno não seja facilmente absorvido.
Quando moléculas grandes como o colágeno entram diretamente em nossos corpos, nosso sistema imunológico pode percebê-las como uma ameaça, causando potencialmente uma reação alérgica. E mesmo que por alguma coincidência improvável o colágeno alcance as camadas profundas da pele, não há garantia de que ele se integrará à nossa estrutura de colágeno existente.
Para usar nossa analogia com o colchão novamente, colocar molas novas em um colchão danificado não consertará as molas e o colchão antigos. Portanto, em vez de aplicar colágeno, vamos buscar uma vida saudável restaurando a força natural da pele e permitindo que ela sintetize colágeno por conta própria.
Discutiremos com mais detalhes mais tarde como sua pele pode sintetizar seu próprio colágeno.
-
Bos, J. D. and Meinardi, M. M. H. M. (2000), The 500 Dalton rule for the skin penetration of chemical compounds and drugs. Experimental Dermatology, 9: 165–169. ↩︎