Ciclo de renovação das células da pele

Ciclo de renovação das células da pele

Colágeno Absorção Lendo Ciclo de renovação das células da pele 3 minuto Próximo Ciclo Menstrual


Ciclo de regeneração da pele
Lupa do Ciclo de Regeneração da Pele: O Processo de Células do Bebê se Tornarem Adultos

Há um ditado que diz que um bom sono melhora a pele. Nosso corpo é mais ativo na produção de novas células entre 22h e 2h.

O mesmo vale para as células da pele. O ciclo de renovação da pele (ou seja, ciclo de renovação epidérmica) é o processo pelo qual as células basais, células espinhosas, células granulares e queratinócitos na pele são substituídas, e as células migram da camada inferior para a camada superior para se desprender.

Outros artigos relacionados ao ciclo de renovação da peleSono e pele

O processo de células infantis se tornarem células adolescentes

Ciclo de regeneração da pele

Na "camada basal" localizada na parte inferior da epiderme, nascem os queratinócitos do bebê.

Essas células bebês também são chamadas de 'células basais'. A camada basal também está em contato com a derme, de modo que pode receber nutrientes dos capilares na camada dérmica para formar novas células, e as células compostas por elas sobem para a camada diretamente acima dela e formam a camada da epiderme.

Portanto, ter uma boa noite de sono é essencial para que as células saudáveis do bebê sejam construídas e mantenham a estrutura da pele forte.

As células do bebê crescem e sobem para a 'camada espinhosa'. A razão pela qual é chamada de camada espinhosa é porque os queratinócitos aqui têm uma forma espinhosa afiada.

Em termos de expectativa de vida dos queratinócitos, as células da camada espinhosa podem ser consideradas adolescentes, e essas "células juvenis" (células espinhosas) produzem uma proteína dura chamada "queratina". A queratina também é conhecida como uma proteína que compõe as unhas das mãos e dos pés.

O processo pelo qual as células adultas se tornam células mortas

Ciclo de regeneração da pele

Os queratinócitos que envelheceram e se tornaram adultos se movem para a 'camada granular' e se tornam 'células granulares'.

As células granulares formam grânulos chamados 'querato-hialina', que são produzidos pela aglomeração de gorduras e proteínas de queratina.

Os grânulos de 'querato-hialina' desempenham um papel muito importante na proteção da barreira cutânea, assim como o 'creme auto-hidratante' feito dentro da pele.

No final da camada granular, os queratinócitos morrem. Os queratinócitos mortos sobem até o estrato córneo para proteger a parte mais externa da epiderme e, em seguida, caem naturalmente da pele.

O ciclo de vida dessas células da pele também está de acordo com o 'ciclo de regeneração da pele' descrito acima.

Ciclo de regeneração da pele

Alterações no ciclo de renovação da pele com a idade

Desta forma, novas células são criadas na camada basal, movem-se gradualmente para a camada superior, e o ciclo de renovação da pele é de cerca de 28 dias em jovens.

À medida que envelhecemos, o ciclo de renovação da pele se torna mais longo. Pode levar cerca de 35 a 45 dias para pessoas na faixa dos 40 anos e de 45 a 60 dias ou mais para pessoas na faixa dos 50 anos ou mais.

Essas alterações estão relacionadas à taxa de divisão e movimento celular, bem como à redução de componentes da pele, como colágeno, elastina e ácido hialurônico.

Isso interage com fatores de crescimento internos e externos, alterações hormonais e fatores ambientais (por exemplo, raios UV, estresse) e afeta o envelhecimento da pele.