Alterações hormonais e saúde da pele
Ciclo menstrual e alterações na pele: entendendo a influência dos hormônios
Você já sofreu com acne e problemas de pele logo antes da menstruação, quando já estava se sentindo mal? Essa é uma preocupação que mulheres, tanto adolescentes quanto adultas, vivenciam sem exceção.
A razão pela qual a condição da pele varia dependendo do ciclo menstrual é devido aos hormônios femininos, e o estrogênio e a progesterona em particular têm uma grande influência.
Estrogênio que cria pele firme
O estrogênio é um hormônio que ativa a função dos fibroblastos na camada dérmica da pele, pois está envolvido na produção de colágeno e ácido hialurônico.
O colágeno é um componente semelhante a um pilar que mantém a pele firme, e o ácido hialurônico é um componente que ajuda a pele a reter umidade, então o estrogênio pode ser considerado um hormônio que, em uma palavra, melhora a pele.
Quando as mulheres entram na menopausa (ou perimenopausa), um período em que a secreção de estrogênio diminui drasticamente, elas apresentam sintomas de elasticidade da pele diminuindo rapidamente e ficando mais seca do que antes.
Progesterona, um hormônio que piora os problemas de pele
Agora, vamos dar uma olhada na progesterona, outro hormônio feminino depois do estrogênio. Ao contrário do estrogênio, os efeitos da progesterona na pele ainda não são totalmente compreendidos, mas uma coisa é certa: a progesterona é um hormônio que estimula a produção de sebo na pele.
Alterações hormonais de acordo com o ciclo menstrual
Dependendo do ciclo menstrual, a secreção de dois hormônios femininos, estrogênio e progesterona, muda de maneira que se reforça mutuamente.
Do primeiro dia da menstruação até cerca de duas semanas antes da ovulação, a secreção de estrogênio aumenta gradualmente, enquanto a secreção de progesterona permanece baixa.
Durante esse período, a maioria das mulheres percebe melhorias na pele. Minha pele, que era uma preocupação com o passar dos dias até a menstruação, começou a melhorar quando comecei a menstruar e, depois dela, ficou bem clara.
Isso ocorre porque altos níveis de estrogênio estimulam a produção de colágeno e ácido hialurônico, enquanto baixos níveis de progesterona diminuem a secreção de sebo.
Por outro lado, os níveis de estrogênio permanecem baixos durante as duas semanas após a ovulação até o início da menstruação, enquanto os níveis de progesterona continuam a aumentar, atingindo o pico pouco antes do início da menstruação.
Durante esse período, sua pele apresentará diminuição da vitalidade e problemas de pele causados pela secreção excessiva de sebo.
Quem é mais gravemente afetado?
É comum que ocorram alterações hormonais ao longo do ciclo menstrual. No entanto, como as características da pele de cada pessoa são diferentes, algumas podem ser mais sensíveis aos ciclos menstruais e às alterações hormonais.
Por exemplo, existe uma condição chamada dermatite autoimune de progesterona. É um tipo de dermatite que causa urticária ou erupções cutâneas antes da menstruação devido ao aumento da secreção de progesterona após a ovulação.
Esses sintomas de dermatite diminuirão após a menstruação e desaparecerão naturalmente com a idade e a menopausa.
Além disso, pessoas com dermatite atópica ou aquelas que originalmente tinham pele propensa à acne geralmente apresentam episódios repetidos de piora e alívio dos sintomas, dependendo do seu ciclo menstrual.
Não podemos mudar nossos ciclos hormonais, mas não seria ótimo se nossos corpos tivessem suas próprias soluções para resolver nossos problemas de pele?
-
Nanashima, N., Horie, K., Maeda, H., Tomisawa, T., Chiba, M., Nakano, M., Fujita, T., Kitajima, M., Takamagi, S., Uchiyama, D., Watanabe, J., Nakamura, T., & Kato, Y. (2018). Blackcurrant Anthocyanins Increase the Levels of Collagen, Elastin, and Hyaluronic Acid in Human Skin Fibroblasts and Ovariectomized Rats. PubMed. https://doi.org/10.3390/nu10040495 ↩︎
-
Lipman, Z. M., Labib, A., Vander Does, A., & Yosipovitch, G. (2022). Autoimmune Progesterone Dermatitis: A Systematic Review. Dermatitis, 33(4), 249-256. https://doi.org/10.1097/DER.0000000000000779 ↩︎
-
Raghunath, R. S., Venables, Z. C., & Millington, G. W. M. (2015). The menstrual cycle and the skin. Clinical and Experimental Dermatology, 40(2), 111-115. https://doi.org/10.1111/ced.12588 ↩︎