O papel e a importância do colágeno
O colágeno é a proteína mais abundante em nossos corpos e está presente em quase todos os órgãos principais, incluindo nossa pele, ossos, dentes, músculos, vasos sanguíneos, a córnea dos olhos e nosso sistema digestivo.
O colágeno é uma estrutura semelhante a uma mola, composta por três fios retorcidos, que desempenha um papel no fornecimento de resistência estrutural a vários órgãos do corpo, incluindo a pele.
Poderíamos dizer que é semelhante à armadura de um edifício de concreto?
Por exemplo, ossos e dentes são formados quando minerais estão firmemente ligados a uma estrutura de colágeno. O colágeno, que cria a estrutura da córnea, é organizado em formas cristalinas para manter a transparência.
Colágeno e elastina, a chave para a elasticidade da pele
O colágeno é a substância mais importante que preenche a camada dérmica da pele. O colágeno, que compõe 80% da derme, é unido à elastina, uma proteína também chamada de fibras elásticas.
A elastina é mais curta e fina que o colágeno, mas tem a propriedade de se esticar bem como um elástico. Enquanto isso, o colágeno não se estica facilmente, mas desempenha um papel importante na firmeza da pele.
Quando o colágeno e a elastina estão firmemente entrelaçados, a pele pode se esticar com flexibilidade e retornar ao seu estado original com elasticidade.
A razão pela qual a bochecha de uma criança retorna rapidamente ao seu formato original quando beliscada ou puxada é porque a camada da derme é muito rica em colágeno e elastina.
O colágeno diminui com a idade
A quantidade total de colágeno em nosso corpo é determinada pela produção e decomposição repetidas. À medida que nos tornamos adultos, a decomposição do colágeno ocorre mais rapidamente do que a produção, diminuindo gradualmente a quantidade de colágeno. É sabido que a cada ano de idade, o colágeno da nossa pele diminui em 1%. Pesquisas mostraram que a pele de uma pessoa de 80 anos tem 65% menos colágeno do que a pele de uma pessoa de 20 anos.
O importante aqui é que pode haver diferenças individuais significativas dependendo dos hábitos de vida diários e dos hábitos de cuidados com a pele.
Em teoria, a pele é menos afetada pela genética do que qualquer outro órgão do corpo e, portanto, tem a capacidade de suprimir efetivamente o envelhecimento se for tratada adequadamente.
Há também resultados de pesquisas que mostram que fatores genéticos são responsáveis por apenas 3% do envelhecimento da pele. Esta é uma mensagem muito esperançosa. Porque 97% do envelhecimento da minha pele pode ser atribuído à forma como a administro.
Portanto, é muito importante minimizar a quantidade de colágeno que é decomposto e maximizar a quantidade de novo colágeno que é criado. Porque o colágeno é a chave para manter não só a sua pele, mas também os órgãos do seu corpo jovens.
Como preservar o colágeno
Então, como posso maximizar a preservação do colágeno no meu corpo à medida que envelheço?
Os principais culpados do envelhecimento da pele que aparecem à medida que vivemos são os "raios ultravioleta" e o "estresse". Todos nós já passamos pela experiência de como nossa pele perde a força e fica opaca após exposição prolongada à luz solar ou estresse excessivo.
Os raios UVs e o estresse são inimigos muito poderosos que derretem e destroem o colágeno da pele, além de interromperem as fábricas de colágeno da
pele, impedindo a criação de novo colágeno.
Também passamos longas horas em ambientes fechados, expostos à luz. Além disso, os níveis de hormônio do estresse no sangue geralmente aumentam inconscientemente e sem aviso.
É claro que nos esforçamos aplicando protetor solar e meditando, mas é impossível passar um único dia sem raios UV e estresse enquanto estamos vivos.
Então, não seria ótimo se houvesse uma maneira de manter a fábrica de colágeno da minha pele funcionando perfeitamente mesmo nesses ambientes? Gostaria de analisar isso com mais detalhes em uma postagem subsequente.
-
Varani, J., et al. “Changes in Collagen and Elastin in Human Skin as a Function of Age.” Journal of Gerontology: Biological Sciences, 2006. ↩︎
-
Martin, G. M., et al. “The Relative Contribution of Genetic and Environmental Factors to Skin Aging in a Cohort of Twins.” International Journal of Cosmetic Science, 1999. ↩︎
-
Fisher, G. J., et al. “UV Radiation Induces Collagen Breakdown via Upregulation of Matrix Metalloproteinase-1.” Journal of Investigative Dermatology, 1996. ↩︎
-
Chen, Y., et al. “Psychological Stress and Skin Aging: The Role of Cortisol in Collagen Degradation.” Experimental Dermatology, 2014. ↩︎