Gordura Subcutânea

Gordura Subcutânea

Gordura subcutânea ultravioleta

Por que perdemos gordura facial à medida que envelhecemos? O papel da gordura subcutânea

A gordura sob a pele, 'gordura subcutânea', está localizada em todo o corpo. Então, surge a pergunta: se a gordura subcutânea diminui devido ao envelhecimento, todo o corpo não deveria perder todo o peso uniformemente? Por que a gordura subcutânea do rosto cai primeiro? Seria melhor se meu estômago ou coxas caíssem em vez de meu rosto.

A gordura subcutânea é uma gordura boa?

Você sabia que a pele do nosso corpo é composta por epiderme (B1), derme (B2) e tecido subcutâneo (B3).

O tecido subcutâneo localizado na parte inferior da pele é composto principalmente de células adiposas, e essas células adiposas são chamadas de gordura subcutânea. Essas gorduras desempenham um papel importante na proteção do corpo, armazenamento de energia e manutenção da temperatura corporal.

As células de gordura cheias de gordura são as principais culpadas que causam doenças crônicas, aumentam o risco de diabetes e aumentam o risco de doenças cardiovasculares.

No entanto, a gordura subcutânea não é apenas relativamente menos perigosa do que a gordura visceral, mas também é necessária para prevenir doenças crônicas.

Em outras palavras, a gordura subcutânea não causa inflamação ao contrário da gordura visceral, mas desempenha um papel importante na prevenção de doenças crônicas porque desempenha um papel na supressão da inflamação. [ii]

Também é relatado que a gordura subcutânea ajuda a controlar o açúcar no sangue e prevenir o diabetes, aumentando a sensibilidade à insulina, e reduz o risco de doenças cardiovasculares, envolvendo e protegendo os vasos sanguíneos. [iii]

Os raios ultravioleta reduzem a gordura subcutânea

Pode haver muitas razões pelas quais você sente que a gordura subcutânea em seu rosto diminui tão rapidamente com a idade, mas a causa mais representativa são os raios ultravioleta.

Os raios UV destroem o colágeno e reduzem a elasticidade da pele, bem como a gordura subcutânea.

Como o rosto é exposto a relativamente mais raios UV do que outras partes do corpo cobertas por roupas, a gordura subcutânea no rosto é a primeira a diminuir. Não só o rosto, mas também os braços e o pescoço, que não podem ser cobertos com roupas, reduzem a gordura subcutânea rapidamente.

No entanto, a razão pela qual a gordura subcutânea desaparece da pele quando exposta aos raios ultravioleta não é conhecida há muito tempo. Isso ocorre porque os raios UV podem atingir a derme, mas não a gordura subcutânea.

Os raios ultravioleta são escondidos pela epiderme e derme e não entram na gordura subcutânea, mas era incompreensível ouvir que a gordura subcutânea desaparece devido aos raios ultravioleta.

Recentemente, no entanto, essa pergunta foi respondida. Surpreendentemente, cientistas na Coréia descobriram o princípio dos raios ultravioleta que reduzem a quantidade de gordura subcutânea.

Os raios ultravioleta inibem a síntese de novas gorduras

Papel de gordura subcutânea ultravioleta

A equipe de pesquisa do professor Jinho Chung no Departamento de Dermatologia da Universidade Nacional de Seul descobriu que as células da pele na epiderme e na derme secretam substâncias como IL-6, MCP-3 e PlGF que medeiam a inflamação quando expostas aos raios ultravioleta. Essas substâncias inflamatórias desempenham um papel na prevenção da síntese de nova gordura nas células de gordura subcutânea. [eu]

Em outras palavras, os raios ultravioleta não destroem diretamente a gordura, mas a quantidade de gordura subcutânea diminui porque a epiderme e a derme expostas aos raios ultravioleta produzem substâncias que impedem a formação de nova gordura.

Gordura subcutânea ultravioleta

À primeira vista, pode parecer uma coisa boa que a luz ultravioleta iniba a síntese de gordura. Parece que os raios ultravioleta fazem você perder peso.

No entanto, o processo de sintetizar o excesso de gordura em gordura subcutânea é um processo muito normal para manter a saúde. Isso ocorre porque as gorduras que não são armazenadas nas células adiposas viajam pelo sangue na forma de ácidos graxos, o que pode aumentar o risco de hiperlipidemia, infarto do miocárdio e anormalidades metabólicas.

Na mesma linha, a incidência de doenças cardiovasculares aumenta com a idade, o que está relacionado à capacidade de armazenamento de gordura subcutânea. Portanto, é muito importante proteger contra os raios UV para evitar a destruição de gorduras saudáveis e acelerar o envelhecimento.

[i] Kim EJ, Kim YK, Kim JE, Kim S, Kim MK, Park CH, Chung JH. (2011). Modulação UV do metabolismo da gordura subcutânea. J Invest Dermatol, 131(8): 1720-6.

[ii] Oxford Academic, Tecido adiposo subcutâneo e visceral: sua relação com a síndrome metabólica Bernardo Léo Wajchenberg, Endocrine Reviews, Volume 21, Edição 6, 1º de dezembro de 2000, páginas 697–738, https://doi.org/10.1210/edrv.21.6.0415

[iii] Revistas de Diabetes, RISCO CARDIOVASCULAR E METABÓLICO | 05 DE MARÇO DE 2009, Tecido adiposo subcutâneo abdominal: um depósito protetor de gordura? Stacy A. Porter, MA; Joseph M. Massaro, PHD; Udo Hoffmann, MD, MPH; Ramachandran S. Vasan, MD; Christopher J. O'Donnel, MD, MPH; Caroline S. Fox, MD, MPH) (Tecido adiposo subcutâneo e visceral: sua relação com a síndrome metabólica Bernardo Léo Wajchenberg Endocrine Reviews, Volume 21, Edição 6, 1 de dezembro de 2000, páginas 697–738